Cultura. Incentivar mais a produção local; abrir espaços para novos movimentos

Entre tantas ações realizadas por Miguel Ribeiro na presidência da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, a dedicação à Cultura foi um dos grandes focos. Além das ações em apoio e em conjunto com os órgãos da Prefeitura em uma série de eventos, a FENIG produziu ações de grande impacto na vida cultural da Cidade.

Na FENIG, Miguel Ribeiro realizou o projeto Cinema nas Escolas, em 2019, que exibiu a sétima arte durante o mês de novembro em 22 escolas da rede municipal de Nova Iguaçu. O cinema brasileiro independente foi destacado com produções que estimulam debates e reflexões sociais, ambientais, políticas e culturais dentro do ambiente escolar.

A FENIG, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação e a Sociedade, fortaleceu com o Cinema nas Escolas, uma tradição da cidade de Nova Iguaçu: os cineclubes que ocupam praças e centros culturais. No espaço didático das escolas, o projeto estimulou o desenvolvimento audiovisual de alunos e as políticas públicas para inclusão de salas de vídeo nas escolas.

Num resgate da vocação da FENIG, nas artes visuais, a Fundação inaugurou um novo espaço cultural em Nova Iguaçu, em 2019. A Galeria de Artes FENIG, com a exposição internacional “Ojú Olhos”, do fotógrafo Raimundo Santa Rosa, trouxe a beleza da cultura dos povos africanos, numa celebração do mês da Consciência Negra.

Em 2020, celebrando em março o Mês do Artesão, a Galeria FENIG recebeu a exposição da pintora Nicole, ela, uma artesã do Programa Municipal de Artesanato de Nova Iguaçu, mostrou sua obra numa viagem por belas paisagens, figuras femininas e imagens sacras.

Ainda na gestão de Miguel Ribeiro foi realizado em novembro de 2018 o Festival de Artes Negras em diferentes espaços da cidade como universidades, escolas, bibliotecas e centros culturais. A programação reuniu exposições fotográficas de renomados artistas, um seminário com intelectuais, artistas e militantes do movimento negro, exibição de filmes produzidos na Baixada Fluminense, apresentação teatral, além de atividades culturais em escolas do município.