Levar conhecimento a todos é umas das bandeiras de Miguel Ribeiro. Como líder estudantil, ele sempre teve a certeza de que a democratização do saber representa a realização da cidadania.
Na presidência da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG) Miguel Ribeiro contou com o apoio do Prefeito Rogério Lisboa, numa liderança perfeita para fazer mais pela Cidade de Nova Iguaçu.
1. SIMPÓSIO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA DE NOVA IGUAÇU. Umaparceria da FENIG com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET). Em 2018 e 2019, mestres e doutores em Matemática realizaram uma série de palestras mensais para estudantes do ensino médio e universitários, professores e todas as pessoas interessadas no estudo da matemática.
2. PRIMEIRA OLÍMPIADA DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL PARA ESTUDANTES DO 4º e 5º ano. Uma realização pioneira, parceria da FENIG com o IMPA e as secretarias municipais de Governo, Educação e Assistência Social. Uma vitória para os jovens estudantes de Nova Iguaçu.
3. MATEMÁTICA NA PRAÇA. Atividade permanente em diversos eventos da Prefeitura como o PREFEITURA PRESENTE e a FEIRA IGUASSÚ, o projeto Matemática na Praça leva às crianças, jogos que desenvolvem o raciocínio lógico e a capacidade matemática por meio do xadrez, dominó, damas, entre outros recursos para estimular o saber.
3. PROGRAMA MUNICIPAL DE MUNICIPAL DE INCENTIVO À LEITURA E À ESCRITA. A visão de Miguel Ribeiro sobre a democratização do conhecimento levou sua equipe técnica na FENIG a elaborar o Programa e o projeto “Livros para Voar”. A ação consiste em fazer os livros doados circularem pela cidade. Os livros são sempre paradidáticos: obras de ficção, biografias, poesias Eles são etiquetados de modo que as pessoas conheçam a essência do Programa. Duas ações são o pilar do projeto. A primeira é o “AQUI TEM UM LIVRO”. Num dia do mês, os livros são deixados em pontos estratégicos da cidade. Quem encontrar, pode levar para casa, ler e depois deixar em outro lugar ou devolver em um dos totens da FENIG para que outra pessoa desfrute da leitura. Desse modo, todo mundo tem acesso ao conhecimento. A outra ação é o “AQUI TEM UM TOTEM”. Facilmente identificado, o totem com uma caixa está em 10 pontos importantes de Nova Iguaçu: Prefeitura, OAB, Igreja São Miguel Arcanjo, Igreja Santo Antônio da Prata, Casa de Cultura, Hospital Geral de Nova Iguaçu, Codeni, Loja Caçula, Top Shopping e CEFET-NI. As pessoas podem colocar os livros na caixa para doação ou pegar um livro e levar para ler.
4. MENINAS NA ROBÓTICA – O projeto Meninas na Robótica é uma parceria da Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da FENIG, Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, e do CEFET, Centro Federal de Educação Tecnológica, Celso Suckow da Fonseca, contemplado em edital do CNPQ. O projeto, para alunas de cinco escolas públicas, está em três escolas da Rede Municipal de Nova Iguaçu: Júlio Rabelo, Jaceruba e Franklin Bolivar. Na primeira etapa foram realizados mini projetos levando conhecimento teórico e prático para desenvolver os talentos das alunas no domínio da tecnologia robótica, com apoio dos mestres da equipe da Bodetronic – CEFET / NI.
5. NÚCLEO SOCIOEDUCATIVO E CULTURAL FENIG NO CAMPO NO CRAS TERRAS DE MARAMBAIA. A FENIG implantou uma sala de leitura, salas de reforço escolar e de matemática, aulas de xadrez e oficinas de artesanato para estudantes e moradores da região. A metodologia é voltada para a evolução do conhecimento dentro da realidade da vida no campo.