A reunião do Miguel Ribeiro de segunda-feira (29 de junho) com a equipe contou com a participação especial do prefeito de Nova Iguaçu. Os palestrantes Comte Bittencourt (Presidente Estadual do Cidadania 23-RJ) e Marcus Monteiro (secretário de Cultura de Nova Iguaçu) não contavam com a presença do Rogerio Lisboa, que participou integralmente da reunião e ainda fez uma declaração importante para a área da Cultura. Rogerio anunciou que vai destinar 1,5 milhão de reais para as obras da Fazenda São Bernardino.
“Eu vou destinar 1,5 milhão de reais para as obras da Fazenda São Bernardino. Vamos iniciar logo a licitação. Esta obra vai proporcionar a chegada de mais investimentos naquela área”.
Rogerio Lisboa também disse que antes de terminar o mandato pretende entregar as obras do Hospital Iguassú. “Nós inauguraremos ainda nesta gestão, antes de terminar o mandato, a reforma da Fazenda e as obras do Hospital Iguassú”, explicou.
Para o presidente Estadual do Cidadania 23, Comte Bittencourt, Rogerio Lisboa é de uma safra de prefeitos que enfrentou e tem enfrentado bravamente um cenário atrás do outro de crises no Estado e no País. “Eu acompanho a gestão de Nova Iguaçu de longe e acompanho os outros municípios do Rio. Todos nós sabemos da importância de Nova Iguaçu dentro do Estado e o Rogerio está sendo um gestor exemplar. Precisamos dar ao Rogerio uma resposta positiva nas urnas, pois ele é uma pessoa com responsabilidade. O Rogério ficou nesse tempo da pandemia sozinho, sem a ajuda do Estado”, disse.
Comte Bittencourt também falou da importância do Miguel Ribeiro no Legislativo. Segundo ele, Miguel sempre foi referência na vida partidária. “Miguel representa o perfil do povo brasileiro: nordestino, negro, batalhador. Uma pessoa correta e preocupada com a vida do cidadão”.
O secretário de Cultura de Nova Iguaçu, Marcus Monteiro, falou das fases da obra de restauração do engenho da fazenda São Bernardino que se localiza na área que compreende Iguassú Velha. Marcus também destacou outros símbolos históricos de Nova Iguaçu como é o caso da Estrada do Comércio e as estações de trem da antiga Maxambomba. Outra informação importante é que já no século 19 a ferrovia Rio Douro foi construída para abastecer a cidade do Rio de Janeiro. De acordo com Marcus, esse patrimônio também precisa ser restaurado. “Iguaçu quer dizer água grande. Toda água que abastece o Rio ou ela nasce em Nova Iguaçu ou passa por Nova iguaçu”, explicou.
Marcus Monteiro esclareceu que não é correto dizer que investir em Cultura não é priorizar a Saúde do município. “A verba da Cultura se não for usada na Cultura vai para outro município. Por isso não é certo dizer que podemos pegar o orçamento da Cultura para gastar com a Saúde. O dinheiro da Cultura é considerado um investimento. Com a revitalização do patrimônio e, consequentemente, com o aumento do turismo na nossa cidade teremos novas vagas de empregos”, explicou.
“É uma honra muito grande ser seu amigo, Miguel Ribeiro”
Rogerio Lisboa disse que Miguel tem muito o que contribuir na Câmara. “Eu tenho convicção de que Miguel vai melhorar e muito o debate na Câmara. Mas o Miguel não faz isso sozinho. Ele depende de todos nós”, ressaltou.
Antes do final da reunião, o prefeito Rogerio Lisboa aproveitou para agradecer a dedicação do Miguel Ribeiro à Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig). “Eu quero agradecer ao Miguel Ribeiro por ter se dedicado à Fenig, dando atenção ao Artesanato, aos eventos culturais e educacionais e de outras ações que fizemos e que ainda podemos fazer.”É uma honra muito grande ser seu amigo, Miguel Ribeiro”, disse Rogerio Lisboa.