Em reunião na quinta-feira, 1 de outubro, no Centro Social São Vicernte (Patronato), com um grupo de artistas da cidade, organizada pelo candidato a vereador Miguel Ribeiro (Cidadania), o prefeito de Nova Iguaçu, Rogerio Lisboa (Progressistas), anunciou caso seja reeleito um incremento de 2 milhões no orçamento da Secretaria Municipal de Cultura para 2021, que atualmente é de aproximadamente 1,6 milhões.
O ex-presidente da Fenig e candidato a vereador Miguel Ribeiro, a pedido de um grupo de artistas que declararam apoio a sua candidatura, solicitou uma conversa com o prefeito para ouvir as demandas para a cultura em próximo possível mandato. O prefeito atendeu à classe e
compareceu à reunião, que foi a primeira após o início oficial da campanha.
Rogerio destacou algumas das realizações do governo na área da cultura como o investimento de 1,5 milhões para iniciar a revitalização da Fazenda São Bernardino e a criação da Feira Iguassú, entre outros. “A gente fica muito envolvido com os problemas da população na área da saúde, segurança, habitação, saneamento básico, e a cultura acaba um pouco prejudicada. Mas, com a chegada do secretário Marcus Monteiro à nossa gestão, nós passamos a ter um outro olhar para a pasta”, declarou Lisboa que anunciou ainda que, se reeleito, precisará que o atual Secretário de Cultura Marcus Monteiro permaneça no cargo por mais 4 anos.
Rogerio afirmou ainda que quase desistiu de se candidatar à reeleição: “Nossa percepção é de que a nossa gestão tem sido aprovada pela maioria da população. Conversei com a minha família que lembrou do nosso compromisso em melhorar a vida das pessoas de nossa cidade. Diante disso, voltamos com tudo para trabalhar por mais 4 anos, se assim a população desejar”.
Entre várias demandas apresentadas pelos artistas presentes à reunião, foram citadas a necessidade de regulamentação da lei de incentivo através do ISS, formas de incrementar o Fundo Municipal de Cultura, a criação de concurso público para Agente Cultural para atuar dentro das escolas municipais, a criação da Escola Municipal das Artes, entre outros.
Em sua fala, o candidato a vereador Miguel Ribeiro agradeceu ao prefeito por atender ao chamado e disse que se sente privilegiado por contar com o apoio significativo de artistas tão representativos na cidade para a sua campanha. “Quero atuar em todas as áreas, mas assumo especialmente com a classe artística, se eleito, o compromisso de lutar no Poder Legislativo para implementar as leis necessárias à cultura na nossa cidade”, declarou Miguel.
Estiveram presentes à reunião o Secretário Municipal de Cultura Marcus Monteiro, o Subsecretário de Cultura Rogério Costa, o diretor da Rede Baixada em Cena Lino Rocca, o cantor e líder da banda Pimenta do Reino Daniel Guerra, o diretor do Encontrarte Fábio Matheus, a cantora Dinha Pinheiro, o diretor do curso Top Models Edilson Sampaio, o músico Paulinho Sapuri, os integrantes da Secretaria Municipal de Cultura Marcelo Peregrino, Diego Bion, Ariana Souto, Carmen Paiva e Silvia Regina, entre outros.
Reportagem: Lidiane Costa