O autismo ganhou muita visibilidade. Hoje, por conta de profissionais especializados e do avanço da Ciência no tema, sabemos mais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Antigamente diziam que a criança era “bobinha”, “quieta demais”, “parada” e agora sabemos que na maioria das vezes são graus de autismo. Esse conhecimento rompeu barreiras e as palavras preconceituosas foram substituídas pelo senso de inclusão. O diagnóstico precoce ajuda na evolução da criança e revela grandes capacidades. O Censo Escolar 2023 mostrou que são mais de 635 mil alunos com autismo no Brasil e essa estatística não para de crescer.
Eu Miguel Ribeiro, vereador 23023, vou trabalhar na Câmara Municipal pela maior capacidade diagnóstica e de atendimento na saúde pública das crianças e adultos com o Transtorno do Espectro Autista. Vamos trabalhar pela conscientização e a obrigatoriedade de incluir as crianças com TEA em todos os campos sociais. A convivência entre pessoas com e sem deficiência é benéfica para todos.
É importante garantir na Câmara Municipal políticas públicas que ampliem a assistência às famílias e melhorem a especialização de professores e funcionários no ensino e atendimento a pessoas com o TEA, para que permaneçam na escola e outros espaços sociais, proporcionando um ambiente inclusivo. Vamos na luta pelas pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
Miguel Ribeiro, Vereador 23023