Artesanato: referência transformadora de vidas em Nova Iguaçu

Com as mãos e a imaginação as artesãs e os artesãos de Nova Iguaçu mostram, ao longo dos anos, que a força dessa atividade profissional reúne cinco fatores fundamentais: geração de renda, desenvolvimento humano, cultura, bem-estar e transformação. Para as pessoas e para a cidade, esse segmento da Economia Criativa gera tantos benefícios que em 2017, a vocação criativa iguaçuana levou a Prefeitura, na gestão do Prefeito Rogério Lisboa, a colocar em ação o Programa Municipal de Artesanato, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, a FENIG. A atividade já mostrava que a capacidade de empreender com arte era uma vocação das pessoas que aqui vivem.

Ao longo dos anos mulheres e homens artesãos descobriram que poderiam não só criar um meio de sustento ou renda extra para suas famílias, como viram nessa atividade, uma forma de crescimento pessoal. Muitas artesãs estavam em situação de vulnerabilidade social e emocional. Muitos artesãos viviam o sofrimento do desemprego. A força desses indivíduos casou com a sensibilidade pública de entender que o Artesanato é um caminho de grandes possibilidades. Artesãos são corações e mentes repletas de esperança e capacidade. Isso ficou comprovado ao longo dos anos através de uma série de eventos e realizações.

Hoje, o Programa Municipal de Artesanato da Prefeitura de Nova Iguaçu tem 2.344 artesãs e artesãos cadastrados. Desse total, 985 têm entre 30 e 59 anos de idade; 83 têm mais de 70 anos; e 101 jovens com menos de 30 anos estão entre os filiados, mostrando que o Artesanato é uma opção de trabalho e geração de renda para aqueles que estão iniciando a vida profissional e empreendedora.

“Sou uma das coordenadoras da Feira de Artesanato da Praça Rui Barbosa e tenho muita gratidão pelas ações iniciadas pela Fenig desde o início da gestão do Programa Municipal sob o comando do ex-presidente Miguel Ribeiro (ele se afastou do cargo devido à legislação eleitoral). A Fundação tem uma equipe muito bem preparada. Estamos em uma praça, junto ao Calçadão de Nova Iguaçu, um verdadeiro shopping a céu aberto, com ótimo trânsito de pessoas. Estamos bem cuidados e temos bons retornos. Hoje temos gratuidade de barracas, nunca tinha acontecido isso antes, o artesão fica feliz em saber que está tendo incentivos. Nunca ouve tanto empenho em ajudar a minha classe de artesã, temos que lutar para que isso continue”, fala com entusiasmo Eunice Calixto, uma profissional com mais de 25 anos de artesanato. Ela confecciona bijuterias que fazem sucesso nas feiras e eventos.

O Programa Municipal de Artesanato de Nova Iguaçu organiza, além da Feira da Praça Rui Barbosa, outras 9 feiras em praças e ruas, e mais, a Feira Multicultural em Tinguá, uma feira quinzenal e uma loja colaborativa no TopShopping e o Kiosque das Artes, na Praça de Morro Agudo. A Fenig realiza oficinas e cursos para os artesãos se qualificarem e alavancarem seus negócios. Os temas das aulas envolvem novas técnicas de artesanato, reutilização de materiais e artesanato sustentável, como vender via sites e redes sociais, como montar sua banca de vendas e expor melhor o seu produto, como tirar fotos que apresentem a sua peça e mostrem a qualidade do material que você cria, entre outras.

Os artesãos de Nova Iguaçu são presenças confirmadas anualmente na Mega Artesanal, em São Paulo, o maior evento do setor na América Latina. As artesãs gostam de dizer que “a Mega Artesanal é a minha Disney”, tal a importância e a alegria delas ao participarem das caravanas pela grandiosidade do evento que proporciona excelentes compras de materiais para confecção das peças, participação em muitas oficinas, intercâmbio com artesãos de todo o país e muitos brindes. O mesmo impacto ocorre na Rio Artes Manuais, onde a Fenig tem um estande e as artesãs e artesãos iguaçuanos comercializam seus produtos, promovem suas marcas, conhecem as maiores novidades do setor e trocam muitas experiências com grandes nomes da profissão. O Artesanato de Nova Iguaçu transforma vidas e traz grandes possibilidades para o futuro.