O Programa Municipal de Artesanato é uma das principais realizações de Miguel Ribeiro. Como presidente da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG) – órgão da Prefeitura, Miguel Ribeiro implantou, a partir de 2017, ações vitoriosas que fortaleceram o trabalho dos artesãos da nossa Cidade. O foco é o desenvolvimento humano, com geração de trabalho e renda, sustento para centenas de famílias. Isso criou para os artesãos, espaços de trabalho e muitas oportunidades de crescimento.
“Realizar o Programa Municipal de Artesanato, com o apoio do Prefeito Rogerio Lisboa, foi muito importante para nossa Cidade. As artesãs e os artesãos de Nova Iguaçu precisavam de mais espaços para os seus trabalhos. Eu me empenhei para garantir muitas conquistas para eles. Trabalhamos juntos para ampliar as feiras, os cursos, os descontos nas lojas parceiras e as oportunidades para fazer o artesanato crescer e ajudar no desenvolvimento das famílias artesãs”, afirmou Miguel Ribeiro.
SÃO MUITAS AÇÕES. CONHEÇA:
CINCO FEIRAS DE ARTESANATO foram implantadas, além de dois espaços fixos, o ESPAÇO DE ARTESANATO no TOP SHOPPING e o KIOSQUE DAS ARTES, em Morro Agudo. E também foram desenvolvidos cursos, oficinas, palestras, simpósios, caravanas e passeios voltados para o conhecimento. Todas estas ações proporcionaram às artesãs e aos artesãos de Nova Iguaçu inclusão digital e qualificação profissional.
Outra ação significativa para o incentivo e desenvolvimento do artesão foram os DESCONTOS de até 30% em lojas parceiras para artesãos cadastrados na FENIG.
Além disso, as artesãs e os artesãos cadastrados no Programa têm espaço permanente em diversos eventos sociais, culturais e esportivos da Cidade como a Feira Iguassú, Corrida e Caminhada de Combate ao Câncer de Mama e a Corrida da Longevidade.
ESPAÇOS FIXOS
– Top Shopping – Espaço do Artesanato FENIG / SEBRAE
Além das oficinas, artesãos cadastrados pela FENIG expõem e comercializam seus trabalhos.
– Kiosque das Artes
Morro Agudo
PONTOS DE ARTESANATO – espaços de fomento do artesanato para a comunidade iguaçuana com oficinas gratuitas:
– Top Shopping
Oficinas abertas ao público para diversas faixas etárias. Todas as segundas-feiras;
– Maternidade Mariana Bulhões
Oficinas para gestantes e mães com filhos internados na unidade. Todas as terças-feiras;
– Coordenadoria de Políticas para Mulheres
Oficinas com foco nas mulheres em situação de vulnerabilidade social. Estas oficinas estão abertas à comunidade. Todas as quartas-feiras
– Terras de Marambaia
Oficinas para moradores da região assistidos pelo Cras. Todas as quintas e sextas, nos turnos da manhã e da tarde
– CURSOS DE MARKETING DIGITAL – duas turmas já se formaram nos cursos ministrados na Casa de Inovação, uma parceria com a Secretaria Municipal de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação para artesãos cadastrados da FENIG, ampliando o acesso à tecnologia.
– CARAVANAS para grandes eventos do artesanato como Mega Artesanal (SP), a maior feira do setor na América Latina e na Rio Artes Manuais (Rio de Janeiro);
– AULAS-PASSEIO – visitas a espaços de desenvolvimento do artesanato como o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) e o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular;
– SALÃO ESTADUAL DO TURISMO – artesãos da FENIG expuseram seus trabalhos na Feira que reuniu profissionais de todo o Estado num evento no Porto do Rio.
– TRILHAS DO CONHECIMENTO – visitas guiadas ao Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, em Petrópolis;
– SIMPÓSIOS SOBRE ARTESANATO COMO NEGÓCIO – realizados no Patronato;
– PALESTRAS na FENIG sobre a prática do artesanato como negócio; vendas na internet e nas redes sociais (Instagram).
– No início de março de 2020, comemoramos o MÊS DO ARTESÃO com uma série de eventos na Casa de Cultura. Dedicado também à Mulher Artesã, foram realizadas palestras sobre empreendedorismo feminino, reciclagem, comercialização de produtos por meio da internet, entre outras ações para as cadastradas no Programa.
FEIRAS DE ARTESANATO – espaços organizados pela FENIG, onde os artesãos cadastrados podem comercializar seus trabalhos ao longo do ano:
– Bairro Miguel Couto
Todos os sábados
– Centro – Praça Rui Barbosa
Todas as quartas e sextas;
– Centro – Praça Antônia Flores
Todas as terças e quintas;
– Praça de Morro Agudo
Quinzenalmente aos sábados;
– Bairro KM 32
Todos os sábados;